Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 18 de setembro de 2010

Encordoamento


As guitarras clássicas utilizam exclusivamente cordas de nylon; a construção deste tipo de instrumento não suporta a tensão maior proporcionada pelas cordas de aço.

As cordas mais finas, chamadas de primas ou agudas, são feitas de polímero monofilamento (um fio único), de nylon ou compostos utilizando carbono e titânio. As mais grossas, chamadas de bordões ou baixos, consistem de um núcleo composto por multifilamentos de fios de nylon, enrolados em espiral por um fio metálico. Este fio é feito geralmente de cobre (puro ou suas ligas), cobre banhado a prata, ou mesmo de prata pura, tratado com revestimento antioxidante. Esta construção permite maior resistência à tração, maior estabilidade de afinação e maior flexibilidade do que seria possível caso se usassem fios de cobre também nas cordas mais grossas.

 
Nos instrumentos musicais, corda é o nome de um elemento produtor de som, que vibra quando friccionado por um arco, pinçado ou percutido. Os instrumentos que utilizam cordas são chamados Instrumentos de cordas. 

As cordas podem ser fios singelos ou cabos compostos de fibras trançadas ou enroladas em torno de um núcleo. Elas são montadas em suportes que as mantêm fixadas nas duas extremidades, tensionadas e distantes de outras partes do instrumento para que possam vibrar livremente. Normalmente várias cordas são utilizadas em um mesmo instrumento para permitir uma tessitura mais extensa. A diferença de altura (música) entre as cordas é controlada pelo uso de comprimentos ou espessuras diferentes. A afinação é feita por dispositivos (cravelhas) que permitem controlar a tensão aplicada a cada corda. Na maior parte dos instrumentos, as cordas são montadas sobre uma caixa de ressonância ou próximas a um captador que serve para amplificar o volume do som produzido.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

  ©Violão do Zero - Todos os direitos reservados.

Template by STANLEY | Topo