Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 18 de setembro de 2010

Capotasto

O capo (abreviado de capotasto, que significa "cabeça do braço" em italiano) é um dispositivo usado para encurtar as cordas, a assim tornar as notas mais agudas, de um instrumento de cordas como guitarra, violão, bandolim ou banjo. Há diversos tipos e estilos de capo disponíveis, utilizando uma gama de mecanismos, sendo o mais comum uma barra de borracha para segurar as cordas, apertada com uma faixa de elástico ou nylon, ou uma pinça de metal segura por molas.

Hoje em dia os mais usados são os de metal seguro por molas, pela sua facilidade de uso em shows e apresentações. Alguns até são feitos com alumínio de fuselagem de aviões, oferecendo mais durabilidade e precisão.

O mercado de capos tem crescido bastante, sendo uma ferramenta indispensável aos músicos. Alguns famosos, como Noel Gallagher, John Mayer, Keith Richards, Trace Bundy, e outros, tém aderido o uso do capotraste (outro nome pelo qual o artefato também ficou conhecido é "trastejador").

De acordo com que você arrasta o Capotraste sobre o braço do violão, (ou guitarra), da esquerda para a direita de quem toca, você estará aumentando os tons. Ex: Em uma escala de E, (Mi maior), se você andar uma casa, a tonalidade será F, (Fá maior).

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

  ©Violão do Zero - Todos os direitos reservados.

Template by STANLEY | Topo